quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Na crise, CRIE!



"Jesus diria: perdoai-os senhor, eles não sabem o que fazem. No Brasil a situação é outra. Perdoai-os senhor, eles não sabem o que fazer..."  
(Barão de Itararé)

A verdadeira dimensão da crise brasileira está hoje cada vez mais clara para todos. Apenas alguns fanáticos que fazem do PT sua religião pensam que a crise é uma "invenção da mídia golpista". O mais grave, no entanto, é que diante dela o governo bate cabeça, sem saber o que fazer. Há dois meses, o presidente do senado Renan Calheiros anunciou a "Agenda Brasil", uma série de medidas para "salvar o Brasil". Foi saudado e elogiado pela Presidente, mas três dias depois a Agenda foi esquecida e ninguém mais falou dela. Em reunião no Senado, em setembro, o Ministro Levy disse que a CPMF estava em discussão dentro do governo. Foi interrompido pela Presidente da Comissão Mista do Orçamento, Rose de Freitas que falou: "Não está não! O Ministro Nélson Barbosa me disse que está decidida a criação da CPMF!" No mesmo dia o presidente do PT e lula discursaram a favor da CPMF, mas no dia seguinte a presidente anunciou que a CPMF estava enterrada. Agora em outubro, o debate sobre a CPMF voltou e o governo a apresenta como a última tábua de salvação, mas nada indica que o Congresso vai aprová-la...

A presidente Dilma corre o risco de acabar o seu primeiro ano de mandato sem ter tomado nenhuma medida objetiva para enfrentar a crise. O ministro Levy já anunciou para a presidente e para o Ministro Jaques Wagner que ou o governo toma medidas urgentes de controle do déficit ou a situação vai ficar dramática. Atolado na crise que ele próprio criou, o governo não consegue agir. A sensação é de que o país está sem rumo, à deriva.

"Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual!"  (Einstein)

Na verdade, esta crise não começou agora. É o resultado de um modelo de desenvolvimento que privilegiou a inserção de brasileiros no mercado consumidor via aumento artificial do poder de consumo. Como apontou a jornalista Eliane Cantanhêde em seu artigo no Estado de São Paulo, "Redistribuição de renda não se faz com geladeiras e fogões, mas via saúde, educação, ciência, tecnologia, produtividade e competitividade”. Ao privilegiar o estímulo ao consumo, conseguimos colocar mais brasileiros no mercado consumidor. Agradamos os banqueiros (que nunca ganharem tanto dinheiro como nos últimos 13 anos), grandes grupos nacionais e multinacionais e os políticos do partido do governo, que conseguiram se reeleger. Mas a conta chegou... 

A questão é: quem vai pagar esta conta? Em geral, quem mais perde com a crise, a recessão e a inflação são os que tem menos para perder, mas o pior é que estamos sempre a espera do "salvador da pátria", do cara que vai ter "coragem para enfrentar as elites para defender o povo”. Foi assim com o Collor e com lula. E demos com os burros n´água...

Na crise, CRIE soluções

 
Precisamos buscar um outro caminho. Sem gurus. Sem delegação de responsabilidades. Sem paternalismos. O Brasil precisa deixar de ser o país do futuro e dos sonhos para se transformar no país do presente, da realidade, da criatividade e do trabalho. E isto só vai acontecer quando nos convencermos que a esperança somos nós. Vamos ter um enorme trabalho para reconstruir o país depois desses anos de um governo populista, ineficiente e corrupto. E para este trabalho vamos precisar de todo mundo!


Mãos e cérebros a obra!








27 comentários:

  1. Infeliz a nação que precisa de heróis, citando Brecht. O povo não só acredita em salvadores como os busca todo tempo, endeusam pessoas acreditando em sua mentiras, e quanto maior a mentira mais o povo acredita. Sem educação não vamos mudar nada, vamos continuar elegendo os mesmos ladrões. O que fazer professor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você está fazendo Kátia! Não acreditar em heróis... E continuar trabalhando diariamente para melhorar a educação e preparar o Brasil para a sociedade do conhecimento!

      Excluir
  2. Pena que o todo mundo está mais preocupado com a diversão efêmera de final de semana, a qual se julgam merecedores para compensar as agruras do dia-a-dia no trabalho, que por sinal odeiam e o chefe nunca vale nada... o inferno são os outros (já dizia o slide de um professor que tive no MBKM, um tal de Marcos Cavalcanti).
    Cerveja gelada, churrasquinho de gato, pagode, funk ("recentemente" o sertanejo universitário), Faustão, Rodrigo Faro e futebol... o bom e velho pão e circo mantendo o povo sob controle desde a Grécia antiga... na versão PT, bolsa família e Itaquerão.
    Se depender do todo mundo educado nas escolas formadoras de autômatos que só ensinam a obedecer e não a pensar... só nos resta ficar no convés do Titanic escutando a orquestra e esperando o barco afundar porque não há bote salva vidas suficiente para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos mesmo sem esperança e isto é o pior desta crise. Mas temos que trabalhar para mudar isto para voltarmos a ter esperança e mudar o Brasil. Dá trabalho, mas vamos conseguir! Forte abraço Fabio!

      Excluir
  3. Marcos muito bom e vou compartilhar! O povo brasileiro sofre de baixa alta estima, desinformaçao, é de assistencialismo! Excelente!

    ResponderExcluir
  4. Marcos muito bom e vou compartilhar! O povo brasileiro sofre de baixa alta estima, desinformaçao, é de assistencialismo! Excelente!

    ResponderExcluir
  5. O mestre Marcos precisa publicar seus invejáveis textos em inglês também, para que o pessoal de fora veja que aqui tem gente que escapa à citação do Barão!
    Aí a o grande capital fica mais exposto, pois é ele que dá as cartas por aqui. Nosso governo apenas dança conforme a música, e anda trocando os pés......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ver como consigo fazer a tradução automática... Obrigado Fernando!

      Excluir
  6. Vamos precisar de muitos cérebros e muita vontade. Não existem mágicas ou milagres, existe trabalho, competência e perseverança. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Júlio! Vamos precisar disto tudo que você falou e de todo mundo! Com disse o Raul Seixas, "Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade"...

      Excluir
  7. Professor, você tem minha indicação para ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desejo sucesso em mais esta iniciativa de provocação ao pensamento livre de amarras. Abraço do aluno e fã.

    ResponderExcluir
  8. Geladeiras e fogões apodrecem. Educação de qualidade é para sempre.

    ResponderExcluir
  9. Professor, Confesso que estava bem pessimista até ler o novo livro de Miriam Leitão (História do Futuro, editora Intrínseca). Apesar de falar as verdades que os partidários da situação tentam não ver (ou ocultar), a jornalista nos mostra que este é o momento para fazer as mudanças de que o país tanto precisa. Este é o momento em que pessoas de bem e com vontade podem fazer a diferença. Recomendo a leitura a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler José Paulo. Acho ela uma pessoa muito inteligente.
      Forte abraço!

      Excluir
  10. Parabéns, o que nos deixa mais triste ainda é saber que o país está nesta crise devido a corrupção desvairada que assolou o país, de um lado vemos pessoas nas portas dos hospitais, morando em baixo de pontes e marquises, uma educação decadente e o medo das pessoas na hora do almoço assustadas ao andar nas ruas por medo de arrastões que são frequentes, no outro lado vemos através da mídia que entra em nossos lares declarações de corruptos sem o menor remorso de ver o país nesta situação, aí pensamos que depois de tantos escândalos, tantos sendo presos como nunca se viu neste país, que a partir de agora a corrupção sairá dos governos.......Será?

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela nova iniciativa,Marcos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos a quanto tempo não nos falamos. Tudo bem? Muito bom o artigo. Parabéns pela forma claríssima que você colocou o problema. Realmente não temos liderança nenhuma que aponte alguma direção a seguir e que nos indique uma luz. Creio que retornamos aos anos 80..... nada funciona nos serviços públicos. O Governo só tem propaganda. A Presidenta parece que está governando outro país. Imaginário....
    Mais uma vez parabéns

    ResponderExcluir