sexta-feira, 12 de julho de 2019

Por uma estratégia nacional de IA (inteligência artificial)

"Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou...

Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder" (Tempo perdido - Legião Urbana)


A rede Mc Donalds, só no Brasil, emprega o mesmo número de pessoas que a Shell, no mundo todo. Dentre as várias razões para isto, vale entender uma questão fundamental: não somos mais uma sociedade industrial. Somos uma sociedade de serviços, com uso intensivo de conhecimento: no Brasil, 70% do trabalho está no setor de serviços, contra 20% na indústria e 10% na agricultura. Isto significa que toda aquela propaganda na TV (agro é pop, agro é tudo...) é falsa. Serviço é que é "pop"...

As coisas estão mudando ainda mais. No século XX vivemos duas transformações importantes. Na primeira metade tivemos a automatização da agricultura e o fenômeno de urbanização: milhões de pessoas deixaram o campo para tentar viver e trabalhar nas cidades. E na segunda metade do século assistimos a automatização das indústrias e o crescimento do desemprego.


E agora, no século XXI? Quais são os nossos desafios? Os sinais são claros: depois da automatização do campo e da indústria, chegou a vez dos serviços.

De fato, a digitalização da economia e o uso intensivo da IA (inteligência artificial) está provocando a automatização de serviços que até hoje empregam grande número de trabalhadores: construção civil,  comércio (supermercados, mc donalds...) e serviços de tele atendimento.

Podemos assistir estas transformações no camarote, deixando o mercado decidir o que fazer. O resultado provável desta política será um grande desemprego e uma enorme tensão social.

Os principais países do mundo estão adotando outra estratégia: estão se preparando para surfar esta nova onda ao invés de serem engolidos por ela.

Mais de 20 países, dentre os quais os EUA, França, Canadá, Alemanha, Comunidade Europeia, Japão, China e Rússia definiram uma "estratégia nacional de IA".

Estas estratégias procuram lidar com os desafios trazidos pela digitalização e adoção em larga escala de IA de uma forma sistêmica, atacando em várias frentes ao mesmo tempo, de forma articulada.

Um consenso em todos os planos é a ênfase em formar pesquisadores e profissionais de alto nível em IA, mas isto é insuficiente. Precisamos nos preparar em outras áreas. 

Os franceses, por exemplo, definiram um programa para tornar a IA popular. A ideia é que todos os profissionais (médicos, advogados, engenheiros, micro empreendedores) precisam ter noções básicas de IA para serem competitivos e bons profissionais no século XXI.

Os japoneses estabeleceram cinco frentes de trabalho em seu programa nacional:
1) reforma educacional - para preparar as novas gerações para viver neste novo mundo
2) pesquisa e desenvolvimento - para não ficarem para trás nestas novas tecnologias
3) aplicações práticas de IA - para trazerem a IA para o dia a dia de todos os cidadãos (saúde, mobilidade, agricultura, energia, novos negócios)
4) "trust data" - como assegurar que os dados sejam confiáveis e utilizáveis por todos
5) IA ética e centrada no humano - como garantir que a tecnologia seja usada de forma a garantir a privacidade,  segurança, inovação e o bem estar de todos

Para mim está claro que esta não é apenas uma discussão sobre uma nova tecnologia, mas de uma revolução econômica, política e social. Precisamos criar um novo pacto social (renda mínima universal) e encontrar novos caminhos para a geração e o uso do conhecimento de forma que esta revolução seja mais inclusiva e benéfica para todos e não apenas para alguns.

Não será fácil nem de uma hora para outra, mas precisamos começar já.

Não temos tempo a perder...

4 comentários:

  1. Mudança Modelo Negócios (de para (Maratonas de Mínimos Produtos Viáveis)) => demissões em massa nas Consultorias (terceirizadoras) de Desenvolvimento de Sistemas

    #QuartaRevoluçãoIndustrial / #TransformaçãoDigital em #AnaliseSistemas / #EngenhariaDados / #EngenhariaSoftware -- no #Brasil

    https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6555278127419936768

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #IAComoServiço [#IA = #Lego] #Startse #i2Ai -- SAIBA MAIS:
      #MaratonaBehindTheCode #IBM #Watson

      https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6555258421925433344

      Excluir
    2. Jornada Pela Liberdade-Classes Médias SOBREVIVERÃO à
      #QuartaRevoluçãoIndustrial ? --- LEIA AQUI:

      https://reflexeseconmicas.blogspot.com/2019/06/jornada-pela-liberdade-classes-medias.html

      Excluir
    3. Estamos, novamente, #esterilizando #GanhosProdutividade como "#Ativos" do Mercado Financeiro...
      Vamos cometer os MESMOS ERROS da #Década1920?

      - - - - - -

      #NewDeal e #SegundaGuerraMundial: corrigiram os excessos do Capitalismo que geraram a #Crise de 1929 (sempre a Sociedade corrigindo as "falhas" do "Mercado Capitalista" = #Financismos e Crises de #AusênciaDemanda (Excessiva #ConcentraçãoRenda))
      #Passado ensina: (?!) / #NECROPOLÍTICA:



      https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6553757815712825344

      Excluir