"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade"
(Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista)
A resposta a esta pergunta é muitio simples: a "inteligência artificial' é uma grande jogada de marketing. Ela não existe. O que chamamos de inteligência artificial é um grande guarda chuva para falar de várias tecnologias: sistemas de apoio a decisão, tradução de linguagem natural, reconhecimento de padrões, deep learning, recomendação personalisada, agentes inteligentes...
A criação deste nome ajudou os pesquisadores a receber dinheiro das instituições de fomento durante décadas (em particular na última). Falar em IA (Inteligência Artificial) virou Hype: um termo que Emily Bender define como o "engrandecimento de alguma pessoa, artefato, tecnologia ou técnica que você, o consumidor, absolutamente precisa comprar ou investir o mais rápido possível"...
Agrupando todas essas tecnologias sob o rótulo de IA cria-se a ilusão de uma tecnologia "inteligente“. Se uma tecnologia melhora sua foto e outra traduz um texto, chamá-las todas de IA dá a ilusão que tudo é feito pela mesma “inteligência”, um "ser superior" quase um Deus, capaz de fazer mais do que um simples mortal como nós pode fazer.
Portanto, falar em Inteligência Artificial é colocar num mesmo saco diferentes competências e tecnologias. Não faz sentido, a não ser como um jogada de marketing, para vender mais caro o que temos para oferecer. Uma ideia que não é nova, e o ministro de propaganda nazista cansou de fazer...
Mas nem tudo é vento...
Como veremos no próximo texto, a Inteligência Artificial é uma realidade incontornáve no século XXI. E o inverno da IA acabou no início da década de 2010.
Em dezembro de
2012, numa conferência (Neural Information Processing Systems), Geoff Hinton e
seus alunos Alex Krizhevsky e Ilya Sutskever publicaram um paper mostrando seus
avanços em Deep Learning e criaram uma empresa chamada DNNresearch.
A DNNresearch foi uma startup focada em redes neurais, nas áreas de reconhecimento de fala e imagem. Os resultados práticos foram impressionantes e o Google adquiriu a DNNresearch em 2013 por $ 44 milhões. Na verdade, o que fez este trabalho ter tanta repercussão foi que, pela primeira vez, eles tiveram acesso a uma bse de dados gigantesca e a uma rede de computadores de alto processamento.
O funcionamento do algoritmo eu vou explicar num próximo post, mas a partir deste investimento do Google e dos resultados obtidos nos dez anos que se seguiram a publicação deste paper, aconteceu um grande boom da Inteligência Artificial e o inverno dos investimentos acabou.
Na liderança deste processo estava este garoto de óculos na foto: Ilya Sutskever. Ele foi um dos fundadores da Open AI... Mas esta história eu conto no próximo post...
A seguir
PS: Aconselho fortemente a todos lerem o livro de Emily Bender: The AI CON.
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