terça-feira, 3 de março de 2020

Como combater o desperdício de comida? Redes!

Pelos cálculos da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) anualmente 1,3 milhões de toneladas de produtos alimentícios são desperdiçados em todo o mundo. No Brasil, de acordo com o IBGE, são descartadas 41 mil toneladas de comidas todos os anos (veja aqui).

Todo mundo sabe que tem um monte de gente (restaurantes, feirantes, produtores) que não sabe o que fazer com a comida que eles consideram inadequada para vender e um monte muito maior de gente que poderia aproveitar esta comida. A grande dificuldade é fazer o casamento entre estas duas pontas, juntar os que querem a comida com os que não sabem o que fazer com ela. 

Uma empresa nos Estados Unidos resolveu fazer disso um negócio: Misfits Market (misfits = desajustados, rejeitados). Ela recolhe a comida que os restaurantes, produtores e feirantes acham que não vão conseguir mais vender e vende para quem quer pagar até 40% mais barato. E ainda garante a qualidade: são produtos orgânicos e com pequenos "defeitos" na aparência. 

Resolvemos experimentar e estamos encantados (vejam a foto)!

Toda semana chega esta caixa cheia, com diferentes frutas e legumes, super saborosos. O modelo de negócios da empresa a faz ganhar nas duas pontas: os produtores pagam uma pequena quantia para eles recolherem os produtos que eles não querem mais e os consumidores pagam para receber estes produtos em casa.

Assim como o UBER, o Airbnb, e tantas outras plataformas de negócio, a Misfits Market usa a ciência das redes para agregar valor para todos: produtores, vendedores e consumidores. Uma nova forma de intermediação onde você não é mais proprietário ou dono dos carros, dos imóveis ou da comida...

As empresas e gestores tradicionais, públicos ou privados, que ainda não entenderam a nova lógica da economia digital em rede precisam mudar seu mindset, sua forma de pensar e de enxergar a realidade.

Se você quer saber mais sobre o assunto, venha conversar com o CRIE (Centro de Referência em Inteligência Empresarial). VIsite nosso site e o site dos dois cursos de Pós Graduação Lato Sensu: o MBKM (Master on Business and Knowledge Management), Pós Graduação em Gestão do Conhecimento e o WIDA (Web Intelligence and Digital Analytics), Pós Graduação em Big Data Estratégico. As novas turmas começam dia 14 de março e todos podem assistir a aula inaugural. Para isto devem contactar a Paula Salgado (paula@crie.ufrj.br).

Nos vemos por lá!






Nenhum comentário:

Postar um comentário