terça-feira, 15 de março de 2016

Os picaretas e a topologia da rede


"A topologia da rede determina o que ela é capaz ou não de fazer" 
 Albert-László Barabási


Para o cientista Albert-László Barasi, o criador e o maior especialista em Ciência das Redes, para transformar uma determinada realidade precisamos alterar a topologia da rede. Um bebê de três meses de idade não consegue andar. Sua estrutura física (ossos, músculos) e mental (conexões e sinapses no cérebro) não estão desenvolvidas o suficiente. A topologia da sua rede não permite que ele ande. Einstein disse a mesma coisa de outra forma ao afirmar que seria uma insanidade continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Queremos mudar o Brasil, mas não nos dispomos a mudar a estrutura política que nos governa. Não vai dar certo. Vamos trocar seis por meia dúzia. Nosso políticos não são corruptos por um "defeito de fabricação". A estrutura de poder que construímos, a topologia desta rede, favorece a que uma boa parte, provavelmente a maioria, se torne um criminoso.

Hoje, o Ministro Jaques Wagner (ex-governador da Bahia) acusa o Juiz Sérgio Moro de criminalizar a política. 

Será?

Quem criminalizou a política não foi o juiz Moro, mas todos os que usaram seus cargos públicos para roubar; quem criminalizou a política foram todos os que ocuparam o Estado para usá-lo em benefício próprio ou de um partido. Ao contrário do que disse o Ministro, a Operação Lava Jato se tornou a esperança de construirmos uma nova forma de se fazer política. A condenação e a prisão de todos os envolvidos é só a pré condição para esta transformação. Precisamos ir além. Precisamos mudar a topologia desta rede...


A "ágora", agora, é virtual


Ágora (ἀγορά; "assembleia", "lugar de reunião", derivada de ἀγείρω, "reunir") é um termo grego que significa a reunião de qualquer natureza, geralmente empregada por Homero como uma reunião geral de pessoas. A ágora parece ter sido uma parte essencial da constituição da democracia na Grécia.

A democracia, nas suas origens, não tinha partidos nem "representantes do povo". Os cidadãos gregos simplesmente se reuniam na Ágora para tomar suas decisões. Cada cidadão tinha um voto e representava a si mesmo...

Na época não era um sistema tão democrático assim. As mulheres e as pessoas de nível social mais baixo eram simplesmente excluídas do sistema. De qualquer forma, a ideia de que todo cidadão tinha direitos e deveres iguais fundou a base de nossa democracia. Com o tempo e o crescimento das cidades, esta ideia de reunir todo mundo na praça se tornou inviável e começamos a criar os "representantes do povo" e os partidos. Não era assim nas origens da democracia.

A internet e as redes sociais são a Ágora contemporânea. Elas podem se tornar o espaço onde todo cidadão pode se exprimir e votar, sem necessidade de escolher "representantes". Com isto estaremos aumentando a participação popular e fazendo cada um voltar a se sentir co responsável pelos destinos do país. 

Sei bem que este é um longo debate, mas estou convencido que caminhamos no sentido de aprofundarmos a democracia através da participação direta do cidadão. Os projetos de lei de iniciativa popular (como foi o caso da Ficha Limpa, lembram?) o um exemplo de para onde deveríamos caminhar. Com esta nova topologia de rede talvez a gente possa sonhar em ter um país onde a maioria dos políticos deixem de ser picaretas e bandidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário