sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Os incomodados é que mudam

"No princípio era o verbo" 
Abertura do Evangelho Segundo São João

"É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante"
Friedricht Nietzsche - Assim falou Zaratustra



Em 2003 resolvi passar o Carnaval em Tiradentes-MG. A ideia era curtir com calma um carnaval de rua numa cidade que é linda. Foi o caos. A cidade é invadida por milhares de pessoas que fazem questão de desfilar com seus possantes equipamentos de som instalados no carro tocando música bate-estaca. Nada de carnaval... Cansados da barulheira no centro da cidade, resolvemos visitar um parque natural, pertinho da cidade. De repente, dois carros invadem a reserva natural (que era proibida para automóveis), param bem no meio e colocam o barulho no volume máximo. Quando finalmente se cansaram e desligaram o som, eu aplaudi e disse: "obrigado, finalmente vamos poder ouvir a natureza"... Na mesma hora as famílias que lá estavam (e não conheciam os caras dos automóveis) me disseram que ali era uma praça pública e "os incomodados que se mudem". Não adiantou nada eu tentar dizer que exatamente porque era um espaço público não dá pra cada um fazer o que quer. Os jovens da bate-estaca se sentiram encorajados e vieram com um cano em minha direção! Achei melhor sair correndo...

"Os incomodados que se mudem"
Esta frase eu não ouvi só em Tiradentes. Ela é parte do senso comum. A maioria das pessoas acha que o espaço público é a casa da mãe Joana onde cada um faz o que quer. Vai demorar algum tempo e muita discussão para mudar esta percepção que é uma das fontes de nosso atraso enquanto país.

Na verdade, esta frase contém dois equívocos. Em primeiro lugar porque a minha liberdade acaba onde começa a do meu semelhante. Se o que faço está incomodando os outros, não são os incomodados que devem ir embora. Precisamos entrar num acordo. Em segundo lugar, porque como diria meu avô: os incomodados é que mudam... 

Todas as transformações que ocorreram e ocorrem no mundo só aconteceram e acontecem porque alguém, ou um grupo de pessoas, se sentiu incomodado. E quis mudar. Os conformados não mudam nada.  Como diria Kerouac, só as pessoas loucas o bastante para acharem que podem mudar o mundo é que conseguem fazê-lo.
"Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os encrenqueiros. Os que fogem ao padrão. Aqueles que vêem as coisas de um jeito diferente. Eles não se adaptam às regras, nem respeitam o status quo. Você pode citá-los ou achá-los desagradáveis, glorificá-los ou desprezá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram adiante a raça humana. E enquanto alguns os veem como loucos, nós os vemos como gênios. Porque as pessoas que são loucas o bastante para pensarem que podem mudar o mundo são as únicas que realmente podem fazê-lo." Jack Kerouac

No princípio era o verbo (e a imaginação...)
Quando era menino. me lembro de uma conversa que tive com meu avô que mudou minha vida. Eu estava triste porque não tinha um brinquedo que eu queria muito (acho que era um autorama...) e ele me disse: "Deus criou o mundo a partir do nada. Só com sua imaginação. Invente seus brinquedos"! Saí dali correndo para o morro que tinha atrás do prédio que morava em Laranjeiras e junto com meus amigos construíamos casas nas árvores, carrinhos de rolimã e times de botão.

Não foi só a dica do meu avô. Se eu estivesse conformado com a situação eu simplesmente não faria nada. É preciso estar inconformado, incomodado. É preciso ter o caos dentro de si para dar à luz novas ideias. 

Começamos 2016 com um sentimento de pessimismo e desesperança. Mas muitos de nós estão informados. Buscando alternativas. Parece que não temos nada, mas tudo começa do nada. Se não temos nada já temos tudo que precisamos...


3 comentários:

  1. Pois, é Marcos, concordo plenamente com vc, mas as vezes o que Parece acomodado, acomodado não está! Para se mudar alguma coisa, outras tem que ir!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois, é Marcos, concordo plenamente com vc, mas as vezes o que Parece acomodado, acomodado não está! Para se mudar alguma coisa, outras tem que ir!!!!

    ResponderExcluir