terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Em 2016, crie!

"Não é no conhecimento, mas sim na criação que está a nossa salvação!" 
Nietzsche, Das Philosophenbunch (theoretiscestudien), S 84



Meu avô sempre me contava a história do prefeito que resolveu fazer uma festa, um ano depois de eleito. No alto do coreto da pracinha, diante da multidão reunida, o alcaide soltou o verbo:
"Há um ano, quando assumi, esta prefeitura estava à beira do precipício. De lá pra cá, demos um passo adiante"...

O país começa 2016 com o desafio de superar uma grave crise econômica, política e social e tudo o que não devíamos fazer é dar um passo adiante... O modelo que escolhemos se esgotou. Precisamos mudar de rumo. Como disse em outro post, resgatando frase da jornalista Eliane Catanhêde, "Redistribuição de renda não é com geladeiras e fogõesmas via saúde, educação, ciência, tecnologia, produtividade e competitividade".

Este novo caminho deve procurar colocar o Brasil no rumo da sociedade do conhecimento. Desde 1998 o CRIE (Centro de Referência em Inteligência Empresarial) promove o MBKM (Master on Business and Knowledge Management), uma pós graduação Lato Sensu em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial. Em março estaremos lançando a 28a turma do curso. As pessoas interessadas podem acessar o informativo do curso clicando na imagem abaixo (ou aqui).




No século XX as organizações eram intensivas em mão de obra, matéria prima e capital. Agora, no século XXI, o fator de produção mais relevante é o conhecimento e nesta nova economia as empresas vão precisar desenvolver novos modelos de negócio e contar com gestores e pessoas capazes de lidar com esta nova realidade. Ao contrário dos MBAs tradicionais, que focam seu conteúdo em temas como finanças, gestão de recursos humanos e matérias primas, o MBKM é voltado para a gestão do conhecimento em todos os seus aspectos, envolvendo a gestão estratégica de pessoas, processos e tecnologias.  

Mais do que formar robôs capazes de replicar teorias, o curso se propõe a desenvolver pessoas capazes de criar e propor soluções inovadoras aos problemas cada vez mais complexos com os quais somos confrontados em nosso dia a dia. 

Vivemos um tempo onde as mudanças não são apenas necessárias. Elas são inevitáveis. Precisamos nos preparar. Como diria o poeta, "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Em 2016, CRIE!

A Soci

Nenhum comentário:

Postar um comentário