terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A crise de governança e a revolução do conhecimento


"O melhor negócio do mundo é uma companhia de petróleo bem administrada e o segundo melhor é uma companhia de petróleo mal administrada" 


Foi-se o tempo onde Rockfeller era o cara mais rico do mundo e o que ele falava era um fato. O século onde as maiores empresas do mundo eram empresas de petróleo acabou. Pela primeira vez na história da humanidade as quatro maiores empresas do mundo são empresas que não "fabricam" nenhum produto. Segundo dados compilados pela Bloomberg, as maiores empresas do mundo em janeiro de 2016 são Alphabet (Google), Apple, Microsoft e Facebook (veja notícia aqui). Só em quinto lugar que aparece a Exxon Mobil e em sexto a Berkshire Hathaway do multimilionário Warren Buffet.

O futuro já começou

Demorou, mas cada vez mais pessoas finalmente estão entendendo que não vi vivemos mais no século XX... Apesar dos dados cada dia mais confirmarem que já vivemos na sociedade do conhecimento, muitos dirigentes e profissionais continuam querendo trabalhar como no modelo antigo. Não pode dar certo.

Para preparar os profissionais para viverem neste novo tempo, o CRIE (Centro de Referência em Inteligência Empresarial), lançou em 1998 o MBKM (Master on Business and Knowledge Management), o MBA em Inteligência Empresarial da COPPE/UFRJ. Este ano estamos lançando a 28o turma do curso. Para apresentar o curso estamos convidando a tod@s para a palestra "A crise de governança e a revolução do conhecimento". 

A palestra é gratuita e os interessados devem enviar um email para mbkm@crie.coppe.ufrj.br






NOS VEMOS POR LÁ!

Um comentário:

  1. Concordo com você, mas há mais de 100 anos, jogo do petróleo vem sendo jogado e o seu fim ainda não está próximo http://eratostenesaraujo.blogspot.com/2015/08/ouro-negro-agora-e-ainda-por-muito-tempo.html

    ResponderExcluir